
A empresa finlandesa Patria Aviation, financiada pela Agência Espacial Europeia, acaba de desenvolver um protótipo de uma antena têxtil, construída apenas com tecidos e materiais flexíveis, que visa permitir a comunicação via satélite de forma eficaz.
Se têm dúvidas do objectivo destas antenas basta lembrarem-se da mítica série Star Trek, onde o capitão James T. Kirk trocava mensagens com a sua tripulação, quando estes estavam em órbita e Kirk no planeta.
O protótipo da antena têxtil foi incorporado numa insígnia, ligeiramente maior quando comparado com as insígnias dos tripulantes da nave Enterprise. Mas o dispositivo pode ser também inserido na parte interna de qualquer roupa, passando totalmente despercebida.
Os testes mostraram que esta antena futurística é capaz de transmitir e enviar sinais para a rede de telefones móveis via satélite Iridium (e sinais GPS) de uma forma totalmente funcional, mesmo em condições de flexão extrema, embora uma dobra total diminua o rendimento da antena.
Com estas antenas está aberta a porta para a integração de várias funções de comunicação sem fio nas roupas. Wow!
0 comentários:
Postar um comentário